Você já deve ter se perguntado para que funciona as novas placas do Mercosul, não é? 

Hoje, vamos falar mais sobre como funcionam, porque ocorreu essa mudança de placas e muito mais. Tudo isso para que você entenda de uma vez por todas o propósito delas! 

O que são as placas do Mercosul?

Antes de tudo, entender o que são as placas Mercosul é essencial, e basicamente, elas funcionam para atribuir uma característica de unidade entre todos os países que estão presentes no bloco econômico Mercado Comum do Sul – Mercosul.  

Ou seja, em todos os países que estão nesse mesmo bloco, as placas de trânsito seguirão o mesmo padrão de identificação. Isso significa que na Argentina, Uruguai e Paraguai as placas serão idênticas.

Quais são as principais características dessa nova placa?

As Placas de Identificação Veicular (PIV) mudaram bastante no quesito estética, mas a forma que são distribuídas as letras e números também foram. 

Essa nova estética ainda segue o modelo alfanumérico, isso significa que a placa ainda conta com letras e números, mas de um jeito diferente. Confira:

  1. As letras e números estão em sequência alternada; 
  2. Presença de QrCode para ajudar na identificação do veículo e do condutor; 
  3. Fundo branco; 
  4. Ausência da tarja do município e estado que o veículo foi registrado; 
  5. Tarja holográfica no canto esquerdo; 
  6. Emblema do Mercosul no canto superior esquerdo. 

Outras mudanças que também ocorreram foram na categoria de identificação dos veículos. 

Então, para entender qual veículo é particular, diplomático ou carros de teste é interessante saber quais são as novas categorias. 

É obrigatória a mudança de placas? 

Agora que você já está entendendo como funciona as novas placas do Mercosul, vamos falar um pouco sobre a obrigatoriedade das placas. 

As novas placas são obrigatórias em todo território nacional desde fevereiro de 2020 para alguns casos específicos, como:

No mais, não é obrigatória a mudança de placa! 

Mas eu posso trocar a placa voluntariamente?

Sim, você poderá trocar a placa do seu veículo voluntariamente. Basta procurar o Detran mais próximo da sua casa para saber quais empresas são credenciadas para realizar o serviço. 

O valor da troca de placa deve variar de Estado para Estado por conta dos fornecedores, por isso, é bom pesquisar os valores da sua região. 

Quais são os benefícios da placa Mercosul?

Entendendo para que funcionam as novas placas Mercosul, vale ressaltar que, apesar de algumas pessoas acharem que a mudança só ocorreu para a evolução da estética da placa, essa informação não é válida. 

Com visual novo e mais bonito, essa mudança para a placa Mercosul possui diversos benefícios. Vem conferir logo abaixo:

1. Verificação eficaz

Com a implementação do modelo Mercosul como prioritário no Brasil, a tendência é que as fiscalizações dos veículos se tornem ainda mais rápidas e eficientes com a ajuda do QrCode e os alfanúmeros invertidos. 

2. Proporciona mais segurança

Do ponto de vista técnico, as placas Mercosul vieram para proporcionar ainda mais segurança aos condutores. 

Isso porque com o QrCode e a tarja holográfica tornaram mais difícil o processo de falsificação e clonagem da placa. 

Além de que ajudou bastante a rastreabilidade dos veículos que possuem a nova PIV. 

3. Facilidade na remoção

Com a remoção do lacre da placa tornou-se ainda mais fácil poder tirá-la do veículo caso necessário. Antes era preciso pedir autorização ao Detran para realizar esse processo. 

Agora, você não precisa mais se preocupar se o guincho vai esconder a placa do carro, é só retirá-la e colocar no guincho sem problema algum! Fácil, não é?

4. Redução de custos

As placas antigas possuíam a tarja do estado e município, agora, sem essa tarja tornou-se ainda mais simples fazer a transferência de um Estado para outro. E melhor ainda, sem precisar arcar com os custos desse processo!

E aí, o que você mais gostou de saber sobre as placas Mercosul?

Nosso intuito com este artigo é te ajudar a entender para que funcionam as novas placas Mercosul. Principalmente as mudanças e as qualidades delas! 

Portanto, trouxemos aqueles pontos que consideramos os mais importantes para que não restem mais dúvidas a respeito da mudança para os novos modelos de placas implementados em todos os países presentes no Mercado Comum do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *