O SUV da Hyundai é lançamento inédito para vários países, e chega em primeira mão ao mercado brasileiro.
O mais novo SUV da Hyundai para o mundo, tem o Brasil como primeiro para a ter o gostinho do que será esse carro. Para início de conversa, esse é um automóvel no qual a marca apostou tanto que o N faz analogia à cidade de Nanyang, onde a Hyundai mantém o seu centro de desenvolvimento tecnológico e de pesquisas. A outra razão é em homenagem ao Nürburgring, na Alemanha, onde está o famoso autódromo de Fórmula 1.
O Creta N Line 2023 vem com um frescor de novidade e reformatação para a família. A proposta trazida para o veículo, é a busca do que foi o sucesso das gerações passadas dos modelos N. Com grande sucesso no mercado, a SUV traz características que a torna especial. Parafraseando a própria Hyundai: São N motivos para ter o seu Creta N Line.
Olhando para toda proposta do carro, parece até que foi feito para agentes do FBI, isso no melhor sentido da coisa. Esse é um modelo pensado para combinar com a vida urbana, com o dinamismo e agitação das cidades.
Design
Começando pela parte frontal, esta é composta por uma grade Dark Chrome, com um preto brilhante que dá muito mais elegância para o carro. As rodas são de textura luminosa com pontos específicos diamantados. Sobre as cores, em todos os detalhes do carro é possível perceber o uso do preto brilhante, isso nas partes laterais e todo o teto. Em alguns lugares, para dar essa quebra no brilho do preto e não ficar exagerado, foi usado o grafite e o fosco, com destaque para o para-choque e colunas traseiras. As lentes nesta versão foram escurecidas para combinar com a proposta mais luxuosa da edição. Internamente, os bancos são revestidos de material que simula couro com costuras vermelhas. Já no painel, o volante e câmbio são encapuzados por couro de verdade. O teto solar é preto, assim como toda a parte eletrônica do painel em Black Piano. Os pedais são metálicos no estilo esportivo, com relevos antiderrapantes.
Ficha-Técnica
No geral, sobre os mecanismos de auxílio ao motorista, o Creta N Line tem sensor de estacionamento, frenagem automática para pedestres e ciclistas, detector de pontos cegos e de fadiga. O Creta N Line é considerado a versão topo de linha entre os outros modelos que tem o motor 1.0, e acima dele existe o Ultimate 2.0. No quesito mecânica do motor, não houve modificação significativa ou de destaque. Ainda continua com Kappa 1.0 Turbo com 127 cavalos e 17,5 KGFM de torque. A pouca mudança analisada é a direção EA e a suspensão que, desta vez, estão mais resistentes, isso segundo a própria fabricante. Porta malas com capacidade de 422 litros, 6 airbags, câmbio automático composto por 6 marchas e faróis full-led. Ambos os freios, dianteiros e traseiros, são a disco e ventilados. Em seu desempenho de aceleração nada muito impressionante. Foi de 0 a 100 quilômetros em 11,3 segundos, tempo considerado lento. Mas já sobre o consumo, os resultados foram positivos, com médias entre 11,5 e 14,4 km/l.
Tecnologia
Mesmo já citado alguns de seus aspectos mais acima, é importante enfatizar sobre o recurso SmartSense que traz um apanhado de funcionalidades em vista ao auxílio dos motoristas e segurança no trânsito. Essa tecnologia é provida de diversos sensores e câmeras que ajudam o condutor a fazer uma corrida com mais tranquilidade. Por exemplo, ainda não falado, um desses mecanismos é o farol alto adaptativo que, principalmente, em viagens noturnas, se comportam de acordo com outros veículos na estrada, ajustando a intensidade da luz de acordo à necessidade. E nada muito “uauuu”, o teto solar pode ser comandado por voz. Entre outras funcionalidades, controle de estabilidade eletrônico e controle de tração.
Sobre o software, o carro tem o Blue Link agregado. Esse é um sistema composto por diversas funções de assistência como alertas e diagnósticos. Ainda serve como controle remoto, por exemplo, para ajustar o ar-condicionado.
Lançamento e Preço
No site oficial, o modelo se encontra em estado de reserva de compra, 200 unidades já foram confirmadas para a pré-venda. O carro chega ao Brasil com valor a partir de R$ 159.490,00.
É possível perceber que o Creta N Line foi projetado para a vida urbana. Suas características mecânicas e tecnológicas o encaixam perfeitamente no perfil daquela pessoa de vida agitada. Sua aceleração não é tão adequada para pistas de viagens mais longas – isso não o torna incapaz – mas na lentidão e caos que é o trânsito nas cidades grandes, com certeza essa pode ser a escolha perfeita.