O Jetta GLI 2023 chega ao mercado com a atenção que tanto merece. Esse é um esportivo que desde o ano passado vem com promessas de novas entregas em mecânica, design e inovação no geral, e assim aconteceu. Para a Volkswagen, esse é o perfeito representante para a linha esportiva no Brasil. É tanto que até mesmo houve a abdicação da comercialização do Golf GTI, sendo a substituição ideal. 

A edição anterior do Jetta GLI já era muito agradável visualmente, tendo uma pegada sofisticada e ao mesmo tempo estilosa, um tanto mais jovial. Outros pontos também foram destaque da versão, como o design interior e as implementações tecnológicas. Nisso tudo, é louvável o fato da fabricante ter conseguido preservar essas características tão marcantes e, em contrapartida, trazer todo um novo conceito para o lançamento de 2023. 

É notável que em alguns dos modelos deste ano isso não vem sendo visto, muitos produtores chegaram com promessas animadoras sobre as inovações em seus automóveis, mas que no final acabou não acontecendo exatamente. É o caso da Honda com o HR-V 2023 e da Hyundai com o Creta N Line 2023, ambos SUVs. Esses tiveram sutis mudanças, porém com os preços aconteceu o contrário. 

Momento no qual SUVs são os mais populares a ponto de ofuscar qualquer outro modelo, é animador admirar um sedã esportivo tendo tanto destaque e demanda de compra. Quem por aí estiver pensando em um sedã compacto e de alto desempenho, provavelmente, está procurando por uma das opções mais óbvias, entre elas o Honda Civic, Toyota, Nissan Sentra ou Corolla. A verdade é que o Jetta GLI 2023 chegou para deixar os seus concorrentes comendo poeira. O modelo pode ser a escolha certeira de 2023 para quem procura um automóvel.

Design

O design mudou consideravelmente nessa edição, para melhor. A parte frontal inferior da grade e parachoque recebeu uma remodelagem. O formato de bigode suspenso foi mudado e agora há uma linha mais verticalizada dando uma pegada mais agressiva para o esportivo. O acabamento em vermelho nas pontas do parachoque assina a nova identidade visual do Jetta GLI, é inconfundível. Esse aspecto remete muito ao que poderia ser um farol de neblina, muito presente em modelos mais antigos de SUVs. Isso está longe de ser uma crítica, pois como bem dito, o tornou mais único. As rodas foram remodeladas e agora seguem com material metalizado cromado, o novo design para elas se chama Phantom. 

A parte da traseira na versão anterior foi considerada muito sem sal, até comparada a modelagem do Jetta Highline. Dessa vez a coisa foi bem diferente, a parte do difusor assim como na frente também ficou mais agressiva e ganhou a textura de favos de mel, igualmente presentes na frontal, ambas as extremidades são pretas. Saídas de escapes bem maiores e toda extensão do veículo também maior. Isso por causa dos parachoques que adicionaram 38 milímetros a mais. Adição de 20 milímetros na dianteira e de 28 na traseira. Na parte interior o novo conceito do visual continua enfatizando o contraste entre o preto e vermelho. Os bancos são revestidos por couro perfurado escuro com costuras vermelhas.

Ficha Técnica

A parte mecânica sem dúvida recebeu atualizações muito relevantes. Uma perda foi os bicos injetores no coletor de admissão, agora só com o sistema de injeção direta. Isso aconteceu em vista do carro estar em regulamentação às novas exigências colocadas pelo Proconve L7, que vigorou algumas leis para as fabricação de veículos que serão distribuídos no Brasil. O programa é responsável pela manutenção dos poluentes produzidos por automóveis. 

Vantagens

Em contrapartida, o câmbio avançou, saiu do DQ250 e agora recebe 381, o mesmo presente nos modelos Audi, o qual tem especificação de torque muito maior e com sete marchas. Fazendo um resumão, mecanicamente, o Jetta GLI 2023 leva 6 airbags, ar-condicionado Dual Zone, bancos dianteiro tem ajuste elétrico com refrigeração e aquecimento, sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de frenagem semi-autônoma e o farol alto-adaptativo, todos full-LED. Por fim, porta-malas com 210 litros. 

Motor

O motor 350 TSI tem potência de 231 cavalos a 5000 RPM. O torque agora diminui a rotação máxima. Os 35,7 kgfm começam nos 1500, mas só vão até 4.400 RPM e não mais 4.600 RPM, isso por causa do Proconve L7 já explicado anteriormente. No mais, turbo de baixa inércia, sistema de coletor integrado ao cabeçote e eixos balanceadores. Realmente é uma máquina completa e mais importante, altamente tecnologia. 

Preço e Lançamento 

Um pouco mais barato que alguns dos seus concorrentes como o Toyota GR Sport 2023, o Jetta GLI 2023 chega ao mercado brasileiro custando R$ 216.990,00. Diretamente do México, o carro chegou em maio às lojas nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *